domingo, 28 de junho de 2009

Lições de vida...


Sempre tive uma inclinação para saber mais e mais sobre crianças que necessitam de cuidados especiais, este interesse não se deve a ter um caso desses na familia ou coisa semelhante...pode ser talvez a "minha" área, que gostava de seguir. De à uns anos para cá, que tenho o sonho ( se é assim que podemos chamar) de poder vir a trabalhar com crianças com necessidades especiais, talvez por ser um trabalho que considere gratificante, na medida em que estamos a ajudar uma criança, que tal como as outras merece ser feliz. Precisa de atenção, precisa de carinhos. Precisa de tudo o que houver de bom, porque infelizmente estas crianças não têm grandes oportunidades nesta sociedade em que vivemos.


ora bem, eu estou aki a falar disto porque hoje deu uma reportagem na SIC, sobre crianças e uma senhora ja adulta que sofrem de paralisia cerebral. esta reportagem visava mostrar como é que, apesar dos obstaculos, pessoas com necessidades especiais poderiam ter um futuro tao ou melhor como as pessoas que nao têm necessidades especiais. É incrivel a força que estas pessoas têm, a força como encaram a vida, depois de ouvirem da boca de médicos e da sociedade que nao merecem andar cá a sofrer, que irao ser sempre um fardo na vida dos pais e bla bla bla. Pondo me no lugar destas pessoas, provavelmente nao tinha a mesma capacidade de sorrir que estas pessoas têm. É incrivel como estas pessoas conseguem lutar contra todos aqueles que consideram que estas pessoas nao têm futuro nenhum.

A senhora já adulta, desta reportagem, mostrou como "querer é puder", hoje em dia é casada, tem filhos, conduz e tem um emprego estavél....como é possivel depois de lhe dizerem que ela iria ser nada nesta sociedade?! como é possivel que com uma paralisia cerebral vencer na vida? Pois bem, basta acreditar que apesar da situação em que se encontram são capazes de ter um vida normal.

Viver numa cadeira de rodas ou ser dependente de muletas nao é fácil...e muito menos consguir trabalhar ou exercer uma funçao qualquer.

Nos olhos de uma menina com parilisia cerebral notava-se a esperança que tinha em ser um dia fisioterapeuta ou jornalista. É possivel desde que queira e que seja muito forte.


A sociedade em que vivemos é uma barreira para estas pessoas, ao olha-las de lado, o facto de nao darem valor nenhum a estas pessoas interfere em tanto no crescimento destas crianças e de pessoas com necessidades especiais. Nao deveriamos ser menos egoistas?!


2 comentários:

  1. Ainda bem que ainda há pessoas que pensam como tu, Sandytah. O problema desta sociedade é ser tão preconceituosa, egocentrica, materialista... e muitos milhões de outros problemas.

    Falaram-me dessa reportagem, mas infelizmente não tive oportunidade de a ver. Fico contente por existirem pessoas com essa condição e que mesmo assim conseguem singrar na vida e serem felizes.

    Temos de deixar o preconceito de lado, pois essas pessoas são humanos como nós e têm sentimentos. Não têm culpa de ter tido o azar de nascerem assim.

    Espero que venhas a conseguir realizar o teu sonho... "Querer é poder".

    ResponderEliminar
  2. Essas pessoas são realmente especiais, porque a "especialidade" está no que não é comum e naquilo que aos olhos dos normais (nós, que aos olhos da sociedade somos considerados assim mesmo) é fora do normal, ultrapassa-nos. Isto porque, na nossa vida tão "normal" não damos valor a certas pequenas coisas que essas pessoas que considero especiais, dão. E mais, conseguem encontrar força dentro da angustia, do sofrimento e do desprezo e preconceito da sociedade. Essas pessoas especiais, são um exemplo para nós. Fazem-nos sentir pequeninos e ridículos, quando nos apercebemos que com tantos problemas que têm, conseguem encontrar a esperança e agarrar-se à força de vontade, seguir em frente, construir um vida, como qualquer pessoa considerada "normal".
    Querer é poder , sim senhor! Essas pessoas especiais são a prova viva disso! Ao vivo e a cores, uma realidade completamente real.

    ResponderEliminar