terça-feira, 19 de maio de 2009

o nosso lado bom...

Nao sou daquele tipo de pessoas que logo pela manhã, quando vao apanhar o metro ou o comboio correm para conseguir apanhar jornais como o Destak ou o Metro. Nao as critico. Mas nao sou de acordar e ler as noticias! prefiro meter os phones nos ouvido e lá vou! mas hoje, a caminho do metro, por milagre estavam lá ainda jornais, e o metro xamou-me a atençao, deu-me uma subita vontade de o ler!
E deparei-me com uma coluna escrita por Fernando Alvim que achei bem por aqui...
ora aqui vai:

"Há um outro eu em cada um de nós,que pode ser melhor ou pior quando estamos com pessoas. Quando somos pequenos os nossos pais avisam-nos disso e apertem-nos os cordoes, ajeitando-nos o cabelo vão nos preparando para o que ai vem "olha que tens de te portar bem porque vem ai visitas!". E posto isto, arrumavamos o quarto, faziamos os deveres, vestiamos a nossa melhor roupa (...) Falo da transformação das pessoas quando estão com os outros e quando estao connosco.

É uma diferença grande que se acentua quando nós a presenciamos. e nesseas alturas, ficamos com vontade que aquelas pessoas fossem sempre assim, tao amáveis, prestáveis,alegres, contadoras de historias, solidárias, interessadas em tudo aquilo que dizemos, que fazemos, disponiveis em absoluto para o que for necessário, a tudo dispostas a melhorar o nosso dia.

Quando estmaos com outas pessoas, só queremos mostrar o bom que temos, como se fossemos um daqueles feirantes de miscrofone de lapela a vender qualidades em cima de um camião de caixa aberta: Olhem como sou generoso! Quem quer comprar? Olhem que engraçado que sou? (...)

Daí que eu defenda que devíamos viver como se passássemos a vida a ser visitados por pessoas a quem deveriamos dar o melhor de nós, isto é, exactamente aos que vivem connosco. (...) e assim a partir de hoje, de cada vez, que alguém dos nossos chegar a casa vindo do trabalho, haverá confetis, serpentinas oelo ar w bolinhos de bacalhau e croquetes em cima da mesa. Haverá musica, haverá vinho nos copos, a festa será tanta que os vizinhos seguirao o nosso exemplo (...) E, assim, estranhamente, a festa so terminará quando chegarem os outros, aqueles que nao conhecemos assim tao bem. Melhor, o que só nos conhecem o bom, precisamente os que nos visitam, interessados em apenas conhecer essa parte."

Disse-vos alguma coisa este texto?? Acho que nao é preciso mais palavras!

Pensem nisto!

11 comentários:

  1. É isso mesmo,"não é preciso mais palavras"!

    Era excelente se conseguíssemos dar sempre apenas o nosso melhor aos "nossos" porque são eles que realmente merecem. Mas se isso fosse possível, não será que estaríamos a ser também constantemente hipócritas e cínicos? Todos nós temos um lado mau e se esse lado nunca for revelado, nem àqueles que realmente nos conhecem, então nunca aceitaremos os nossos defeitos e nunca nos conheceremos realmente.

    Mas concordo com o Alvim. Era tudo melhor se dessemos mais valor a quem realmente merece do que àqueles que querem apenas saber do que aparentamos ser e não ao que somos a todos os níveis.

    ResponderEliminar
  2. Li,
    tambem concordo com o que disseste, é obvio que devemos mostrar aos que nos sao proximos o que temos de bom e de mau, o que nao devemos é mostrar nos sempre "bons" ao olhos dos outros...porque assim estes nunca nos conhecem realmente.
    assim, estariamos a dar o nosso melhor apenas a quem merece!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Concordo contigo, é exactamente isso. :)

    Bora fazer esse exercício, ver se conseguimos num só dia sermos assim para quem merece. Como se fosse para aqueles a quem queremos mostrar o nosso melhor... Dificil?

    ResponderEliminar
  4. Bora tentar!

    vai ser dificil...mas tentamos entao...

    depoiis quero saber resultados!!

    **

    ResponderEliminar
  5. Primeiro dia: Reprovei lool

    Segundo dia: Acho que estou no bom caminho :P

    É difícil! Então, e os teus resultados?

    ResponderEliminar
  6. Reprovei em ambos os dias...=/ amnha sim, irei ser forte e darei o melhor!

    é muito dificil mesmo!

    ResponderEliminar
  7. Lol acho que isso não é humanamente impossível. :P Mesmo que seja é por um/dois/trÊs dias. Ao longo do dia passamos por várias fases, isto é, temos várias emoções, vários influências do ambiente que consequentemente nos vão influenciar também e por isso mesmo ,não conseguimos agir sempre da mesma maneira ao longo do dia.
    O que acho possível é tentar pensar sempre antes de agirmos, principalmente naqueles momentos em que estamos mais chateadas, irritadas, porque nesses momentos ainda é mais difícil, dar aos merecedores aquilo que merecem. O nosso respeito, o nosso carinho, a nossa compreensão. :) Mas é importante tentarem :D Somos sempre injustas nalguma parte do dia, queiramos ou não e normalmente é sempre para as pessoas que mais gostam de nós e que mais gostamos. Porque é que será assim?
    (Hoje que não fui à faculdade é que vais dar o teu melhor :P)

    ResponderEliminar
  8. Hera,
    concordo com o que disseste, porem nao sei responder á tua pergunta...talvez seja para percebermos que devemos sempre pensar antes de agir e que nao devemos agir de qq maneira para as pessoas que nos rodeiam e que gostam de nós, porem todos os dias o fazemos, todos os dias ferimos alguem com palavras ou gestos.

    mas vamos controlar-nos?

    tenta tu tb! =P

    p.s- ainda nao foi hj que consegui...fio por causa da tua ausencia LOL

    ResponderEliminar
  9. Eu até acho que mesmo o pensar sempre antes de agir é impossível também. É como a Hera disse, isto é "humanamente impossível". Estamos a tentar tornar-nos perfeitas? :P lol

    Hoje também não consegui, aliás reprovei absolutamente mesmo!! Mas tu não tens desculpa... reprovares num dia em que a Hera não te desencaminha tira-te a justificação :)

    ResponderEliminar
  10. nem assim conseguimos ser perfeitas! =( LOL

    a Hera nao me desencaminhou mas houveram razoes mais fortes =P

    é impossivel mesmo...e olhem k eu nao sou de desistir...mas neste caso...=/

    ResponderEliminar
  11. Sandytah, realmente se não conseguiste sem a Hera a desencaminhar-te então é porque é mesmo impossível :P

    Entego a minha carta de desistência também. É impossível! Mas, continuemos a tentar para que consigamos estar o mais aproximadamente possível perto do ideal. Nunca iremos conseguir, mas podemos tentar.

    ResponderEliminar