segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Vida (ou falta dela)



O facto de trabalhar num café faz com que tenha a possibilidade de ser muitas vezes a "ouvinte" e a "conselheira" dos clientes. E esta tarefa, posso dizer, que é o mais gratificante neste trabalho. Porque sei, que quando as pessoas me procuram para falar é porque têm confiança em mim e que precisam de mim. Faz-me sentir bem poder ouvir o que se passa na alma de cada pessoa enquanto elas tomam o seu cafe traquilamente. Faz-me sentir bem ouvir e aconselhar pessoas, faz-me sentir bem ser útil para com as outras pessoas.


Mas hoje, o que parecia ser uma simples conversa ou um simples desabafo acabou por ser talvez das piores coisas que me custou ouvir. Por ter ja alguma empatia com a pessoa, custou me ouvir da boca dela que tinha apenas dois meses de vida, que nao sabia o que fazer. que nao sabia como contar aos familiares, que nao sabia o que fazer nestes ultimos dias que lhe restavam.


Dei comigo a pensar: O que vai ser do marido? e dos filhos, um com 15 outra com 10? o que vai restar? como se vao sentir? Como é que se pode viver os ultimos dias a pensar que vai perder tudo o que se conquistou ate agora? o que ha para fazer quando tudo parece uma despedida? quando nao ha vontade e força para se levantar da cama?

Nao consigo responder a estas perguntas, limitei-me a um abraço, limitei me a dizer para ter calma e aproveitar ao maximo estes ultimos dias. Não consegui parar de pensar nisto até agora.


E se ao menos houvesse uma maneira de ajudar...Sinto-me tão impotente. Sinto-me estupida por nao a conseguir ajudar, por nao lhe ter sabido responder...é tao injusta esta vida....


E agora?!
[Aproveita cada minuto que tens, nao te aborrecas com assuntos que nao interessam, vive, viaja, sente o sol, o mar, o vento, o beijo, o abraço, encontra nas coisas mais simples a felicidade.Não vás embora sem dizeres o que tanto queres dizer. Não te vãs embora sem deixares recordaçoes tuas. Porque se aqueles que te amam te recordarem sempre é porque nao estarás morta para eles. Sê forte, vai á luta!E sorri! sempre! Tens um sorriso demasiado bonito para o deixares apagar]






2 comentários:

  1. O que me leva a dizer, que sou um seguidor de determinado blog? Apenas o facto de considerar que o autor, ou autora do mesmo façam alguma diferença, não no mundo, mas em mim. Que me provoquem emoções, que me façam despertar para a vida e pensar nela, como deve de ser. Sou uma pessoa complicada, com um feitio complicado, mas que no fundo só quer compreender a vida.
    Este teu post deixou-me assim, perdido nos pensamentos. Na injustiça que a vida se pode tornar. Deixar os enredos novelescos para esse género, e perceber que a realidade existe assim e pode acontecer mesmo ao nosso lado. Nem a propósito, li este teu post e li outro de cariz semelhante noutro blog. A juntar a todos estes ingredientes, recebi uma notícia sobre o estado de saúde de uma pessoa que não conheço, nem nunca vi, mas sei que é pai de um amigo meu. E a cozinhar isto tudo, vejo a minha figurinha ridícula, quando discuto com os meus colegas, porque trabalho mais do que eles. Vejo o quão idiota sou, porque preocupo-me por vezes com coisas tão mesquinhas, que me toldam a razão, fazendo com que a perca rapidamente. A vida foi, é e será sempre injusta, cabendo a todos nós fazê-la/ torná-la mais coerente e certeira.

    ResponderEliminar
  2. Adão, antes de mais quero agradecer o facto de seguires o meu blog. É bom saber, que com os meus post's fazem alguma diferença no teu ser. É bom saber que com as nossas palavras conseguimos chegar a alguém, mesmo sem o querer. Visto que apenas pretendo descarregar o que me vai na alma, as situaçoes da minha vida etc.
    Mas quando coloquei este post aqui, foi mesmo para sensibilizar as pessoas (as poucas que o seguem) de maneira a que dessem mais valor á vida. Por mais dificil que pareca ser. Alias eu propria me disperso com coisas que nao têm o minimo sentido, que nao têm a minima importancia e deixo passar ao lado momentos que deveria aproveitar, e que sao o lado bom da vida.
    Contudo a pessoa de quem falo nao é a unica que conheco nesta situaçao, mas o facto de ter servido de ouvinte fez me pensar ainda mais neste tipo de assunto.
    Ontem andei todo o dia, como tu, perdido em pensamentos...por causa deste assunto. E senti que tenho tanta coisa boa nesta vida, tenho tanta coisa para fazer, tanto sitio para conhecer, tantas pessoas a quem me dar..e no entanto, so me preocupo com parvoices.
    Temos de agarrar a vida, enquanto a temos. Não quero ser mais uma pessoa que nao viveu intensamente cada momento que lhe foi dado.
    Faz o mesmo!

    Obrigado mais uma vez, adao.

    ResponderEliminar